O Congresso

Convidamos a comunidade técnico-científica da área de Plantas Daninhas para participar do XXIX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, que ocorre de 1º a 4 de setembro de 2014, no centro de convenções do luxuoso Serrano Resort Convenções & Spa, em Gramado - região da Serra Gaúcha. 

Realizado bienalmente pela Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas, o congresso conta, tradicionalmente, com a participação de pesquisadores, professores, técnicos de campo de empresas públicas e privadas, consultores, alunos de graduação e pós-graduação, tanto do Brasil como do exterior, especialmente de países da América Latina.

Em sua 29ª edição, o congresso aborda o tema A Ciência das Plantas Daninhas em Clima de Mudanças. O mundo passa por mudanças profundas que trazem para a agricultura diversos desafios; mudança no “centro de gravidade” financeira global, com aumento da renda e da geração de capital em países emergentes; mudança na demanda por alimentos, com ampliação causada tanto pelo crescimento populacional quanto pelo capital gerado em países de alta densidade demográfica. Para se ter uma ideia desse impacto, com população estimada em 10 bilhões de habitantes em 2050, as demandas para a agricultura serão dobradas. Além disso, o mundo passa por mudanças climáticas, com aumento da frequência de eventos climáticos extremos que podem causar estresses nas culturas agrícolas, pondo em risco a segurança alimentar. Com a crescente urbanização, a população está cada vez mais distante da realidade do campo, o que gera demandas irreais sobre o que a agricultura pode proporcionar sustentavelmente. Encarados como oportunidades, esses desafios chamam a repensar a forma como vemos e como fazemos a agricultura.

A agricultura brasileira tem papel fundamental para a superação mundial desses desafios, uma vez que ocupa a posição de uma das maiores produtoras de alimentos da atualidade, cumprindo o objetivo de produzir alimentos em patamares progressivos de produtividade. Os incrementos na produtividade e, consequentemente, na produção, podem ser ainda mais significativos, através de mudanças de paradigmas e de perspectivas sobre como vemos a agricultura brasileira. A ocorrência de plantas daninhas nas lavouras destaca-se como um dos principais fatores limitantes ao crescimento da produtividade agrícola no Brasil. 

Com esse mote, a Comissão Organizadora do XXIX CBCPD prepara programação científica com diversas palestras que irão apresentar assuntos relacionados ao tema. Tudo está sendo planejado e realizado com atenção e cuidado para proporcionar aos participantes um evento confortável e cientificamente produtivo. 

Além da possibilidade de conhecer os resultados mais recentes obtidos nos trabalhos de pesquisa, os congressistas terão oportunidade de participar de palestras e painéis com cientistas reconhecidos mundialmente, abordando os temais mais atuais da Ciência das Plantas Daninhas e de interesse do agronegócio brasileiro. As belezas e a maravilhosa gastronomia da cidade de Gramado e da Serra Gaúcha esperam por vocês!


Sejam bem-vindos!

Comissão organizadora do XXIX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas

 

Patrocínio Oficial


Patrocínio







Promoção e Realização


Organização


Apoio






* Fotos: Fonte Banco de Imagens da EMBRATUR